Vendedor de passados

Quinta-feira, 4 Janeiro, 2007

Autor: José Eduardo Agualusa

vendedor.jpg

Através de uma ideia perigosamente arriscada, cativante e extravagante, somos genialmente conduzidos ao longo desta narrativa pelas palavras de uma osga. Surge-nos um enredo que mais não é uma crítica política e social à emergente sociedade urbana de Angola. Félix Ventura é um genealogista cuja função é a de inventar genealogias de luxo aos novos ricos angolanos, que o que têm em dinheiro e poder não o têm em passados felizes e consistentes. Este romance é também uma reflexão sobre os truques da memória e suas verdades ou não-verdades; a construção do passado e a importância de mantermos a autonomia da nossa própria identidade.

Paula Alexandra Silva, 28 anos, Socióloga

ver este título no catálogo da biblioteca

entrada nº 0029


Druidas

Quarta-feira, 20 Dezembro, 2006

Autor: Morgan Llywelyn

druida.jpg

Vercirgetórix, chefe militar dos celtas, consegue unir as diversas tribos numa mesma luta contra César que pretende anexar a civilização gaulesa ao Império Romano. Um excelente romance que nos revela a luta final deste povo contra a colonização romana de uma forma intensa e quase mágica.

Rosa Fernandes, 36 anos, Funcionária da C.M.O.

ver este título no catálogo da biblioteca

entrada nº 0028


O Velho que lia romances de amor

Segunda-feira, 18 Dezembro, 2006

Autor: Luis Sepúlveda

velho.jpg

Luis Sepúlveda, através das suas férteis descrições, povoa a nossa imaginação com imagens coloridas e surreais da Amazónia e seu povo autóctone. Através das suas palavras sentimo-nos parte integrante de um inebriante poema visual onde a beleza do mundo natural ocupa um lugar destacado. Entre a figura de Antonio José Bolívar, fio condutor desta narrativa, e uma onça selvagem, surgem um paralelismo e um entendimento mútuo, apenas explicáveis como reacção a uma bárbara intromissão dos “gringos” nos seus respectivos habitats. Assim, Bolívar refugia-se nos Romances de Amor, cujas belas Histórias que o levam a imaginar e viajar pelo mundo inteiro, fazem-no também esquecer, ainda que de forma fugaz, toda a selvajaria da civilização humana.

Paula Alexandra Silva, 28 anos, Socióloga

ver este título no catálogo da biblioteca

entrada nº 0027


O Atentado

Quinta-feira, 14 Dezembro, 2006

Autor: Yasmina Khadra

atentado.gif

Gostei apesar do tema abarcado ser o do terrorismo passado em terras de outros mundos, Israel essencialmente; e portanto, o que mais aprecio num romance – o seu carácter romântico e enrredo de acontecimentos e sobreposição de mentalidades intrigantes – ficou a desejar em «O Atentado». Contudo, bastante bem escrito, interessante e de agressividade moderada é o drama em Telavive… Não acabando muito bem!…

Cristina Veiga, 56 anos, Comerciante

ver este título no catálogo da biblioteca

entrada nº 0026


As Mulheres da Casa do Tigre

Quinta-feira, 7 Dezembro, 2006

Autores: Marion Zimmer Bradley; Andre Norton; Mercedes Lackey

mulheres_casa_tigre.JPG

Grandiosidade mítica, rituais mágicos, esoterismo e três grandes Mulheres detentoras de poderes, constituem os principais ingredientes desta receita de sucesso que dá pelo nome de “As Mulheres da Casa do Tigre”. A acção decorre em Merina, cidade-naval ameaçada não só pela sede de poder do Imperador Balthasar, mas principalmente pela sombra negra do seu Mago Cinzento e terrível necromante, Apolon. Sob uma perspectiva feminina, assiste-se a um constante duelo entre os poderes das Trevas e as relíquias da Luz, até ao grande momento da Batalha Final, travada não entre Homens mas entre forças. Uma vez mais, um grande Romance de Marion Zimmer Bradley.

Paula Alexandra Silva, 28 anos, Socióloga

ver este título no catálogo da biblioteca

entrada nº 0025


Contos de fadas politicamente correctos

Terça-feira, 5 Dezembro, 2006

Autor: James Finn Garner

contos-fadas.jpg

Histórias populares infantis trazidas para os dias de hoje com um humor hilariante. Infantis, já foram… Uma leitura rápida e descontraída que nos deixa com uma disposição em alta.

Rosa Fernandes, 36 anos, Funcionária da C.M.O.

ver este título no catálogo da biblioteca

entrada nº 0024


O segredo dos Beatles

Quinta-feira, 30 Novembro, 2006

Autor: Pedro de Freitas Branco

segredo.jpg

Em meu entender, o Autor imaginou excelente ficção para nos esclarecer – ensinando-nos – muita coisa sobre as origens da sensibilidade músical de Beatles. Assim o senti. Em meu entender, o objectivo foi conseguido. Obrigado Pedro de Freitas Branco.

Carlos Alberto P. Costa, 67 anos, Instrumenteista – Músico

ver este título no catálogo da biblioteca

entrada nº 0023